segunda-feira, 17 de outubro de 2011

UTILIDADES DO GIRASSOL

O Girassol é uma flor muito popular no Brasil, tanto pela sua beleza e abundância, quanto pelas suas propriedades fitoterápicas:
Ø  Folhas: As folhas do girassol contém propriedades antiasmáticas, expectorantes, diuréticas e antigripais.
Ø Casca do caule: É possível utilizarmos as cascas do caule do Girassol para obtermos um chá contra febre e úlceras.
Ø Folhas e flores: Quando utilizado como chá é um importante auxiliar nos tratamentos contra afecções da garganta e doenças pulmonares.
Ø Sementes e folhas: Atua como cicatrizante quando utilizado como solução.
Os florais obtidos a partir do Girassol são utilizados para melhorar a Auto-Estima, e consequentemente a Auto-Confiança, por contribuirem na conquista da garra, da vontade e da coragem.
Em muitas regiões do país as sementes de Girassol são torradas e moídas, transformando-se em um pó, que serve como substituto do café, com a vantagem de não conter cafeína e ajudar a combater a enxaqueca.  
GIRASSOL Halinthus annuus - Composta tibifloras - México e Peru
Possui haste reta, tubilosa, folhas largas, oval e lanceadas. As flores de pétalas amarelas, em seu centro nascem as sementes de Girassol, que serve de alimento a Papagaios e Periquitos. Também é feito óleo comestível.
EXCITAÇÃO NERVOSA - HEMICRANIA: - Infusão - As semente de Girassol, torradas, moídas e usadas em lugar do café dão uma bebida particularmente adaptada para acalmar as pessoas em estado de tensão e de excitação nervosa.
RESFRIADO: - Colocar em 20 gr de álcool a 60º por 10 dias, 2 gr de folhas secas de Girassol.

GIRASSOL - O consumo diário de sementes de girassol previne a aparecimento de caimbras. O chá da semente é eficiente contra enxaquecas e dores de cabeça de origem nervosa. É rico em proteínas e complexo B.
CREME PROTETOR
Forma uma espécie de barreira protetora nas mãos. É indicado para ser utilizado antes de se iniciar qualquer serviço doméstico.
Ingredientes:
1 gema de ovo
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
Pó de caulim
http://www.velhosamigos.com.br/Dicas/beleza58.html

3 comentários:

  1. Legal o assunto do blog. Também gosto de usar soluções alternativas com plantas e flores.
    Abraços
    Alice

    ResponderExcluir
  2. Veja como descobrimos, ou melhor, aprendemos com esse tipo de projeto! A gente sabe que certos vegetais ou sementes têm propriedades medicinais, mas como estamos habituados a ter prontinho nas farmácias, nos damos o luxo da facilidade.
    Assim fiquei ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir