segunda-feira, 17 de outubro de 2011

UTILIDADES DO GIRASSOL

O Girassol é uma flor muito popular no Brasil, tanto pela sua beleza e abundância, quanto pelas suas propriedades fitoterápicas:
Ø  Folhas: As folhas do girassol contém propriedades antiasmáticas, expectorantes, diuréticas e antigripais.
Ø Casca do caule: É possível utilizarmos as cascas do caule do Girassol para obtermos um chá contra febre e úlceras.
Ø Folhas e flores: Quando utilizado como chá é um importante auxiliar nos tratamentos contra afecções da garganta e doenças pulmonares.
Ø Sementes e folhas: Atua como cicatrizante quando utilizado como solução.
Os florais obtidos a partir do Girassol são utilizados para melhorar a Auto-Estima, e consequentemente a Auto-Confiança, por contribuirem na conquista da garra, da vontade e da coragem.
Em muitas regiões do país as sementes de Girassol são torradas e moídas, transformando-se em um pó, que serve como substituto do café, com a vantagem de não conter cafeína e ajudar a combater a enxaqueca.  
GIRASSOL Halinthus annuus - Composta tibifloras - México e Peru
Possui haste reta, tubilosa, folhas largas, oval e lanceadas. As flores de pétalas amarelas, em seu centro nascem as sementes de Girassol, que serve de alimento a Papagaios e Periquitos. Também é feito óleo comestível.
EXCITAÇÃO NERVOSA - HEMICRANIA: - Infusão - As semente de Girassol, torradas, moídas e usadas em lugar do café dão uma bebida particularmente adaptada para acalmar as pessoas em estado de tensão e de excitação nervosa.
RESFRIADO: - Colocar em 20 gr de álcool a 60º por 10 dias, 2 gr de folhas secas de Girassol.

GIRASSOL - O consumo diário de sementes de girassol previne a aparecimento de caimbras. O chá da semente é eficiente contra enxaquecas e dores de cabeça de origem nervosa. É rico em proteínas e complexo B.
CREME PROTETOR
Forma uma espécie de barreira protetora nas mãos. É indicado para ser utilizado antes de se iniciar qualquer serviço doméstico.
Ingredientes:
1 gema de ovo
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
Pó de caulim
http://www.velhosamigos.com.br/Dicas/beleza58.html

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pensamos bastante sobre como iríamos dirigir o projeto para envolver os assuntos, os quais cada um havia proposto em pesquisar, e formulamos as dúvidas e certezas, baseados neste questionamento.
A tecnologia foi importante para a execução do projeto, pois nos auxiliou na busca de subsidios para o desenvolvimento do mesmo e a metologia norteou os passos necessários para alcançar o nosso objetivo, através de diálogo, seleção do material pesquisado, imagens e outros.
O conhecimento técnico e pedagógico foram essenciais na procura dos assuntos elencados em nosso projeto, pois ambos se complementaram para chegar a conclusão de que a alimentação, o meio ambiente e a arte contribuem na melhoria da qualidade de vida do ser humano.
Também é possível integrar as diferentes àreas do conhecimento, através da interdisciplinariedade. Houve alguns transtornos para postagem, mas resolvemos com o auxílio do grupo por meio de emails.
Acreditamos que trabalhar com projetos seja uma forma de incentivar a aprendizagem, proporcionando autonomia, independência, dinâmica de grupo, desmistificação de conceitos e desenvolvimento de habilidades, tais como atenção, concentração, leitura, escrita digital, etc.
Visualizamos com o nosso projeto que é possível trabalhar de forma diferente com os alunos, de maneira mais prazeroza, atraente e com recursos mais atualizados.

Conclusão

Concluímos que a alimentação, o meio ambiente e a arte estão interligados pela questão da qualidade de vida, no sentido emocional, fisiológico e de sustentabilidade para o desenvolvimento integral do ser humano.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mapa Conceitual da Qualidade de Vida

Como viver mais sustentável?

Causando um minimo de impacto sobre o meio ambiente. Isso depende apenas de nós mesmos e das escolhas que fazemos diariamente.
Seguindo algumas recomendações é possível melhorar a qualidade de vida e contribuir para recuperar e preservar o planeta.
* Reduza o consumo de alimentos industrializados;
*Evite o consumo exagerado de proteinas animais;
*Limite o consumo de alcool e cigarros;
*Prefira alimentos orgânicos;
*Evite produtos transgênicos;
*Pratique esportes;
*Seja menos competitivo e mais cooperativo;
*Evite chegar ao seu limite (stresse);
* Faça uso de transporte solidário: organize caronas com seus amigos e vizinhos;
*Ande de bicicleta, procure uma forma de transporte alternativo;
*Alimente-se com frutas e verduras da estação;
*Pratique hábitos de higiene;
Evite o desperdício de água.

Vida Saudável

Segundo a ONU, até 2027, aproximadamente 85% da população viveráem centros urbanos, contribuindo para uma maior devastação do meio ambiente e escassez dos recursos naturais. Desta forma será necessário uma mudança de paradigma de forma que a maioria adote um estilo de vida saudável e amigo do meio ambiente.
O instituto IDHEA (instituto para o desenvolvimento da habitação ecológica) diz que todos deverão assumir responsabilidades diante de si e do planeta, chamam isso de cidadania ecológica.

O cidadão sustentável:
  • compreende que suas ações repercutem e interferem na qualidade de vida de outras pessoas, na comunidade e no meio ambiente;
  • compreende que suas ações repercutem e interferem na qualidade de vida de outras pessoas, na comunidade e no meio ambiente;
  • é consciente de que, através de sua condição de consumidor, é capaz de influenciar no rumo da economia, buscando opções mais sustentáveis;
  • como fabricante ou prestador de serviços, compreende a amplitude do serviço e dos produtos que oferece à sociedade;
  • conhece seus direitos e seus deveres, e não espera unicamente por mudanças a partir de governos e empresas. Ele “faz” acontecer, se mobiliza, organiza e busca o melhor para si e seus semelhantes.

http://www.idhea.com.br/mododevida.asp

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Outros Girassóis pintados por Van Gohg





Doze Girassóis Numa Jarra

Doze girassóis numa jarra é considerada uma das melhores e mais famosas obras do pintor holandês Vincent van Gogh.
Após a sua chegada ao sul de França, estabelecendo-se em Arles, Van Gogh "descobre" o sentido da cor e da luz, e é neste período que a sua obra sofre a chamada "explosão da cor".[1] Doze Girassóis numa Jarra pode ser considerado o culminar de todo este efeito em sua obra.
Acabado em Agosto de 1888, o quadro está hoje exposto na Neue Pinakothek, em Munique.
Atualmente, esta é uma das telas mais famosas do mundo. Tal sucesso e reconhecimento contrastam com a vida do seu autor, que sempre viveu à margem da sociedade.

Fonte: wikipedia

10 passos para uma alimentação saudável

Alimentação Saudável

Fazendo todas as refeições você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de gastrite, de ficar com muita fome ou exagerar na quantidade quando for comer. Evite “beliscar” entre as refeições, isso vai ajudar você a controlar o peso.
O consumo freqüente de sal, gorduras, açúcar, doces, refrigerantes, salgadinhos e outros alimentos industrializados aumentam o risco de doenças como câncer, obesidade, hipertensão arterial, diabetes e doenças do coração. Escolha os alimentos mais saudáveis lendo as informações e a composição nutricional nos rótulos dos alimentos.
Estes alimentos são a mais importante fonte de energia, e devem estar entre os principais componentes da maioria das refeições, pois são ricos em carboidratos. Distribua seis porções desses alimentos nas principais refeições diárias (café, almoço e jantar) e nos lanches.
Estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Devem estar presentes nas refeições, pois contribuem para a proteção à saúde e diminui o risco de ocorrência de várias doenças. Dê preferência aos alimentos crus e procure combinar verduras e legumes de maneira que o prato fique colorido, garantindo assim diferentes nutrientes. 
Misture uma parte de feijão para duas de arroz, cozidos. Use também outros tipos de leguminosas (soja, grão de bico, ervilha seca, fava, lentilha). As sementes (de girassol, gergelim, abóbora e outras) e as castanhas (do Brasil, de caju, nozes, amendoim, amêndoas e outras) são fontes de proteínas e de gorduras de boa qualidade.
Leite e derivados são as principais fontes de cálcio na alimentação. Carnes, aves, peixes e ovos fazem parte de uma alimentação nutritiva e contribuem para a saúde e para o crescimento saudável. Todos são fontes de proteínas, vitaminas e minerais.
Prefira peixe e frango à carne vermelha. Dê preferência também às carnes magras. Consuma lacticínios com menores quantidades de gorduras (desnatados). As gestantes, contudo, devem dar preferência a esses alimentos na forma integral, exceto quando houver orientação de médico ou nutricionista. 
Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, embutidos (salsicha, lingüiça, salame, presunto, mortadela), queijos amarelos, frituras e salgadinhos.
Use pequenas quantidades de óleo vegetal para cozinhar (canola, girassol, milho, algodão e soja). Prepare os alimentos com pouco óleo: assados, cozidos, ensopados e grelhados.  
Use azeite de oliva para temperar saladas, sem exagero. Evite usá-lo para cozinhar, pois perde sua qualidade nutricional quando aquecido.
Prefira margarinas sem sal e com baixos níveis de gorduras trans. Procure essa informação no rótulo do produto.
Consuma no máximo uma porção do grupo dos açúcares e doces por dia. Valorize o sabor natural dos alimentos e das bebidas evitando ou reduzindo o açúcar a eles adicionado. Diminua o consumo de refrigerantes e de sucos industrializados; a maioria dessas bebidas contém corantes, aromatizantes, açúcar ou edulcorantes (adoçantes artificiais) que não são saudáveis.
A quantidade de sal diária deve ser, no máximo, de uma colher de chá rasa por pessoa, distribuída em todas as refeições do dia.
Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, embutidos (salsicha, lingüiça, salame, presunto, mortadela), salgadinhos e outros produtos industrializados, como conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos. Leia o rótulo dos alimentos e prefira aqueles com menor quantidade de sódio. O consumo excessivo desta substância aumenta o risco de hipertensão arterial e doenças no coração e nos rins.
A água é muito importante para o bom funcionamento do organismo das pessoas em todas as idades. O intestino funciona melhor e o corpo se mantém hidratado.
Além da alimentação saudável, a atividade física regular é importante para manter um peso saudável.
Movimente-se! Descubra um tipo de exercício agradável, pois o prazer também é fundamental para a saúde. Caminhe, dance, ande de bicicleta, jogue bola, brinque com as crianças. Aproveite o espaço doméstico e público para movimentar-se. Convide os vizinhos, amigos e familiares para acompanhá-lo.
Evitar o fumo e o consumo freqüente de bebida alcoólica também ajuda a diminuir o risco de doenças graves como câncer e cirrose, e pode contribuir para melhorar a qualidade de vida.
AvançarImprimir esse texto
Essa página faz parte do site da UFRGS e foi desenvolvido por Drª. Cristina Rolim Neumann e pela acadêmica Meiri Andréia Maria da Silva - Faculdade de Medicina - Depto. de Medicina Social

Ecologia (PCN's)

A Ecologia é o principal referencial teórico para os estudos ambientais. Em uma definição ampla, a Ecologia estuda as relações de interdependência entre os organismos vivos e destes com os componentes sem vida do espaço que habitam, resultando em um sistema aberto denominado ecossistema. Tais relações são enfocadas nos estudos das cadeias e teias alimentares, dos níveis tróficos (produção, consumo e decomposição), do ciclo dos materiais e fluxo de energia, da dinâmica das populações, do desenvolvimento e evolução dos ecossistemas. Em cada um desses capítulos lança-se mão de conhecimentos da Química, da Física, da Geologia, da Paleontologia, da Biologia e de outras ciências, o que faz da Ecologia uma ciência interdisciplinar.
A fim de se observar a abrangência dos estudos ambientais do ponto de vista das Ciências, serão examinados por alto dois exemplos: a questão do fluxo de energia nos ambientes e as relações dos seres vivos com os componentes abióticos do meio.

Meio Ambiente (PCN's)

Como conteúdo escolar, a temática ambiental permite apontar para as relações recíprocas entre sociedade e ambiente, marcadas pelas necessidades humanas, seus conhecimentos e valores. As questões específicas dos recursos tecnológicos, intimamente relacionadas às transformações ambientais, também são importantes conhecimentos a serem desenvolvidos.
O tema transversal Meio Ambiente traz a discussão a respeito da relação entre os problemas ambientais e fatores econômicos, políticos, sociais e históricos. São problemas que acarretam discussões sobre responsabilidades humanas voltadas ao bem-estar comum e ao desenvolvimento sustentado, na perspectiva da reversão da crise socioambiental planetária. Sua discussão completa demanda fundamentação em diferentes campos de conhecimento. Assim, tanto as ciências humanas quanto as ciências naturais contribuem para a construção de seus conteúdos.
Em coerência com os princípios da educação ambiental (tema transversal Meio Ambiente), aponta-se a necessidade de reconstrução da relação homem-natureza, a fim de derrubar definitivamente a crença do homem como senhor da natureza e alheio a ela e ampliando-se o conhecimento sobre como a natureza se comporta e a vida se processa.
É necessário conhecer o conjunto das relações na natureza para compreender o papel fundamental das Ciências Naturais nas decisões importantes sobre os problemas ambientais. Entretanto, um conhecimento profundo dessas relações só é possível mediante sucessivas aproximações dos conceitos, procedimentos e atitudes relativos à temática ambiental, observando-se as possibilidades intelectuais dos alunos, de modo que, ao longo da escolaridade, o tratamento dos conceitos de interesse geral ganhe profundidade.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

De que forma o meio ambiente contribui para uma vida saudável?

Certezas e Dúvidas

Certezas:
Trabalharemos com o conceito de Meio Ambiente que está nos PCN's.
Uma alimentação adequada, possibilita uma maior qualidade de vida.
Para ter uma alimentação adequada é necessário conhecer e respeitar o meio onde se vive.
O artista Van Gogh aliava a arte com a natureza, retratando a beleza da natureza através da sensibilização com sua obra: Girassóis.

Dúvidas:
Se consiguiremos aliar as três áreas (Ciências, Ed. Física e Arte) num único projeto.
Alcançar um bom número de alunos, fazendo uma mudança de paradigma.
Aliar cuidados ao meio ambiente com alimentação saudável.

QUALIDADE DE VIDA

Este blog foi criado com a finalidade de estudar as relações entre Meio Ambiente, Saúde, Alimentação e Arte.

Nós somos os professores Daniela, Gelson e Jocelia, e estamos participando, no NTM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal) da SMED de Caxias do Sul- RS, do curso das Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC's e apartir deste blog faremos um projeto interdiciplinar visando unir Ciência e Saúde com Arte.